VOCÊ SABE QUAL É O CONCEITO DE ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE? - Smart City Laguna
Related content
6/11/2017 VOCÊ SABE QUAL É O CONCEITO DE ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE?

iago 1

A UniSG (Università degli Studi di Scienze Gastronomiche) define “Alimentação Inteligente”, se inserida na prática de seus habitantes, como geradora de um sistema urbano inteligente, com tecnologias avançadas, sistemas integrados, ações, serviços e projetos, coletando dados no segmento nutricional e desenvolvendo uma condição de vida sustentável e saudável, identificando produtos e serviços que se adaptem às necessidades do contexto.

A alimentação envolve todos os habitantes de uma Cidade Inteligente, permeia a dinâmica e todos os aspectos do cotidiano e pode gerar um novo futuro habitacional. Na cidade inteligente, até o “sistema alimentar” tem que ser inteligente. A PLANET visa analisar, selecionar campos de aplicação, produtos e serviços relativos ao tema nutrição como “Integrador de Sistemas de Alimentos Inteligentes” para melhorar a qualidade dos alimentos a um preço justo, racionalizar o consumo, reduzir o desperdício, estimular escolhas alimentares positivas e estilos de vida saudáveis e criar um senso de comunidade.

Nas áreas de intervenção, temos: EDUCAÇÃO (alimentar, ambiental, social, econômica, sensorial e valorização dos resíduos); PREVENÇÃO (gestão eficiente para minimizar o desperdício, relação comida/saúde, combater doenças e distúrbios alimentares); CONHECIMENTO (cadeia de suprimentos e vida útil do produto, contato direto com o produtor, práticas alimentares) e INCLUSÃO (possibilitar a todos o acesso às demandas alimentares, inovação de convívio social, coleta de dados e informações).

CONSEQUÊNCIAS E IMPACTOS – Estratégias de alimentação inteligente permitem resultados rápidos com alto potencial de comunicação e elevam a qualidade de vida trazendo evidentes vantagens econômicas para as famílias, os moradores e o território.