Varandas sociais conectam varandas existentes para incentivar a interação social - Smart City Laguna
Related content
18/01/2019 Varandas sociais conectam varandas existentes para incentivar a interação social

Intitulado ‘Balcões Sociais’, o projeto foi projetado pelo designer de produto e recém- formado pela Academia de Design de Eindhoven, o holandês Edwin Van Capelleveen. O conceito consiste em um par de componentes modulares que conectam as varandas pré-existentes, criando espaços compartilhados entre os vizinhos.

Os módulos vêm na forma de uma escada para conectar apartamentos em vários níveis de um prédio e uma ponte para conectar os apartamentos próximos uns dos outros. O sistema também vem com vasos de plantas que podem ser conectados aos trilhos das escadas e pontes.

“Os vasos de plantas podem ser incorporados para tornar o prédio vivo e estimular a interação entre os moradores”, disse Van Capelleveen. O designer diz que o conceito foi projetado para incentivar a “coesão social” para as pessoas que vivem em blocos de apartamentos em áreas urbanas.

O designer fala ainda que ele estava interessado em varandas como um veículo para a inovação dentro do espaço vital. “Varandas me chamaram a atenção porque, mesmo quando o tempo está bom, raramente são usadas para qualquer coisa além de pendurar roupas”, disse ele.

“Isso me fez pensar em como eles poderiam ser usados para lidar com a questão do isolamento social nas cidades.” Van Capelleveen acredita que o design pode ajudar as pessoas a criar comunidades, combatendo assim o isolamento social e a solidão. “Temos que explorar como podemos viver lado a lado”, afirma.

“Meu design cria um espaço para fazer conexões e minimizar os limites sociais ao conectar os apartamentos. O espaço adicional é destinado a criar um sentimento de pertencer a uma pequena comunidade”, conclui.