Trocar o carro pela bicicleta é sustentável e ajuda a economizar dinheiro - Smart City Laguna
Related content
25/07/2018 Trocar o carro pela bicicleta é sustentável e ajuda a economizar dinheiro

Você já pensou em fazer uma mudança positiva na sua rotina? Que tal deixar o seu carro na garagem e trocá-lo por uma bicicleta? Essa pode ser uma excelente opção, pois além de proporcionar uma vida menos estressante e mais saudável, ainda rende uma boa economia ao colocar todos os gastos na ponta do lápis no final do mês.

Além de poder se tornar um hobby e ser uma opção mais sustentável, apostar nesse meio de transporte, que não exige tanque cheio e outros gastos adicionais, pode ser realmente vantajoso. O investimento inicial já é bem mais baixo, afinal, o custo médio de uma bicicleta é bastante acessível e rapidamente será compensado.

Confira abaixo as principais vantagens e dicas de como fazer essa transição se tornar algo positivo e viável no seu dia a dia.

Você pode sair de casa mesmo sem dinheiro
Ainda que esteja um pouco mais apertado ou com mais contas em determinado mês, você pode utilizar a bike para trabalhar e sair sem nenhum problema. No início, escolha ir de bicicleta em seus trajetos mais curtos, como em um período de teste, e rapidamente você vai se acostumar e transformar a prática em hábito diário.

Redução expressiva de gastos com estacionamento, multas e rodízios
A economia com estacionamento também deve entrar no cálculo, afinal, existem diversos lugares onde você pode parar sua bicicleta gratuitamente, dependendo da sua localidade, como algumas estações de metrô e trem, shopping centers e supermercados. E mesmo que você opte por estacionamentos pagos o valor cobrado costuma ser muito baixo.

No caso das multas, que acabam sendo comuns quando se usa muito o carro, a bicicleta gera uma grande economia. Além disso, rodízios deixam de existir, desta forma você não precisará recorrer a outros meios de transporte ou usar outro veículo nos dias da sua placa.

As caronas serão substituídas por parceiros de viagens
Mesmo que as despesas sejam divididas, quando falamos de caronas para o trabalho ou mesmo em passeios esporádicos, o gasto maior sempre acaba com o dono do automóvel. Com a bicicleta, é possível ganhar novos amigos para te acompanhar em todo o trajeto, mas sem que exista algum tipo de despesa com a locomoção.

Diminuição do custo de manutenção do veículo
Todo carro, principalmente, quando passa a rodar muito diariamente, precisa passar por uma revisão, de acordo com o tempo ou quilometragem, e às vezes até se torna necessário trocar alguma peças, o que pesa bastante no orçamento. Com a bike fica muito mais fácil e barato comprar novos utensílios ou mesmo apostar em uma troca total de equipamento.

Aumento na qualidade de vida
É fato que essa troca demanda um período de adaptação, mas os benefícios são facilmente percebidos. Além de todas as vantagens econômicas que a bike oferece, ela te garante a prática de uma atividade física muito saudável, sem precisar parar suas atividades rotineiras, pois você se exercita enquanto faz algo que precisa: se locomover. Criar o hábito de andar de bicicleta também te encoraja a outras atividades ao ar livre e a aproveitar outros aspectos da sua cidade, como praças e parques, áreas verdes e trilhas ecológicas, contribuindo diretamente para um estilo de vida mais saudável.

Fonte: Guia Bolso.