Smart City Laguna - A 1ª Smart City Social do mundo - Smart City Laguna
Related content
19/07/2016 Smart City Laguna – A 1ª Smart City Social do mundo

É no distrito de Croatá, no município de São Gonçalo do Amarante, que está sendo construída a Smart City Laguna: a 1ª Smart City Social do mundo, desenvolvida pela empresa brasileira SG DESENVOLVIMENTO. O projeto é da empresa italiana Planet, The Smart City, responsável por desenvolver soluções tecnológicas para o crescimento econômico e sustentável das cidades inteligentes.

o-que-e-smart-city

 

  • LOCALIZAÇÃO

Não foi por acaso que Croatá foi o local escolhido para receber esse projeto inovador. Foram realizadas diversas pesquisas que identificaram a região como sendo uma das mais promissoras do estado do Ceará e sua localização estratégica é um dos grandes diferenciais. Por estar ao longo da BR-222, Croatá é uma via comercial e industrial de destaque no estado, estando próxima do Porto do Pecém, da Companhia Siderúrgica do Pecém e da ZPE. Além disso, o Cinturão Digital também está instalado ao longo da BR-222, permitindo que a fibra óptica chegue facilmente ao Smart City Laguna, possibilitando todos os serviços e a tecnologia inovadora da Smart City.

mapa-croata

 

  • PILARES

laguna-residencial-2

 

Uma cidade inteligente tem como objetivo alcançar sustentabilidade, segurança e qualidade de vida, reduzindo os custos de quem mora nela e com a Smart City Laguna  não poderia ser diferente. Seu projeto tem como base 4 pilares: pessoas, planejamento urbano e arquitetura, tecnologia e meio ambiente.  

1. Pessoas:

Proporcionar a inclusão social e interação por meio de espaços públicos é um dos diferenciais no projeto da Smart City que entende a importância de oferecer qualidade de vida a todas as classes sociais.  Além disso, esse pilar também estimula a  coletividade dos moradores sugerindo práticas sustentáveis, como criação de hortas de uso comum, partilha de alimentos e trabalho compartilhado.

2. Planejamento Urbano e Arquitetônico
São 3.300.000 m2 de área com espaço para lotes residenciais, comerciais e industriais, além de um cinturão verde que abrange todo o empreendimento e um lago paisagisticamente projetado.

A Smart City é a 1ª no mundo a dispor de lotes residenciais que seguem parâmetros econômicos das habitações sociais que vão além dos padrões conceituais, estéticos e funcionais do projeto Minha Casa Minha Vida. Serão casas com composição harmônica, levando em consideração o espaço e o conforto, a fim de proporcionar qualidade de vida.

A cidade conta com uma avenida central com 60m de largura, com ciclovias e amplo espaço para veículos, além de calçadas com acessibilidade. O objetivo é promover a mobilidade de forma inteligente e evitar congestionamentos no trânsito da Smart City por longos anos. Vale ressaltar também a predisposição subterrânea das redes elétricas e da fibra óptica.

3. Tecnologia
Diversas áreas do empreendimento terão Wi-Fi grátis e o aplicativo Planet App estará à disposição de todos os moradores de forma gratuita para que possam controlar o consumo de luz e água, checar a disponibilidade de vagas, além de  utilizar serviços, como o das bicicletas e carros compartilhados, e interagir com vizinhos.

4. Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente e a preocupação em oferecer uma infraestrutura de qualidade estão diretamente associados nesse pilar. A cidade inteligente tem em seu projeto os serviços de drenagem profunda, que capta e direciona as águas através de um sistema de tubulações subterrâneas interligadas. Outro destaque é o processo de terraplanagem, que busca regularizar o terreno e está sendo executado com alto rigor técnico, viabilizando as obras de pavimentação e a rede de distribuição de água e esgoto com um grande diferencial: cada lote será entregue com a sua respectiva ligação.

 

SMART CITY LAGUNA  – O SEU INVESTIMENTO INTELIGENTE

#SerSmart é investir com foco no futuro, aproveitando as oportunidades de forma inteligente. Você pode ter sua residência, seu comércio ou a sua indústria em uma #SmartCity completa e que já é referência de projeto inovador.

Acesse nosso site para saber mais sobre a Smart City Laguna e entre em contato conosco para informações sobre lotes e preços:.

A entrega da 1ª fase do empreendimento está prevista para dezembro de 2017.