A Rede de Comunicação Quântica da China já está online - Smart City Laguna
Related content
30/01/2018 A Rede de Comunicação Quântica da China já está online

quântico-696x385

A criptografia quântica proporcionará segurança inquebrável para indivíduos, empresas e governos. Esses sistemas fornecerão um novo nível de comunicação segura. Guiados pelas leis da mecânica quântica, as leis que determinam o que acontece em um nível subatômico, esta tecnologia não pode ser corrompida.

Apenas na semana passada, a China completou sua própria rede quântica; uma rede maciça que abrange a Europa e a Ásia.

Os dados pessoais e sensíveis que as pessoas compartilham em todo o mundo são criptografados, mas essa criptografia não é tão confiável quanto você pensa. À medida que a tecnologia de criptografia cresce, a tecnologia de cracking também aumenta. A rede quântica da China poderia acabar com essa batalha. A rede de satélites criptografaria perfeitamente os sinais em grandes distâncias. As teclas quânticas são longas sequências de números que não podem ser copiadas e não são apenas protegidas pelos limites dos computadores, mas também pelas leis da própria física.

Em suma, a rede quântica baseia-se em um dos princípios fundamentais da mecânica quântica, o princípio da incerteza de Heisenberg. A teoria afirma  que “a posição e a  velocidade de um objeto não podem ser ambas medidas exatamente, ao mesmo tempo, mesmo em teoria.

Usando os estados quânticos de partículas, um remetente e receptor pode usar esses mesmos estados para gerar uma série de números. Essas strings encriptam todas as formas de informação, incluindo vídeos, informações financeiras, texto, artigo, etc.

No momento, a rede não é absolutamente perfeita, mas seja como for, já é um enorme salto quântico na segurança cibernética.

Fonte: Engenharia É.