Primeira ponte com impressão 3D do mundo é inaugurada na Holanda - Smart City Laguna
Related content
8/11/2018 Primeira ponte com impressão 3D do mundo é inaugurada na Holanda

O trabalho de impressão da primeira ponte em 3D, inaugura na Holanda, conta com cerca de 800 camadas e é feita de concreto protendido e reforçado. O equipamento levou cerca de três meses para ser construída. Uma das vantagens de imprimir uma ponte é que se necessita muito menos de concreto do que na técnica convencional, em que um molde é preenchido.

A ponte, de oito metros, conecta duas estradas por cima de uma vala cheia de água e foi testada para garantir segurança e capacidade de suportar cargas de até duas toneladas.

A Holanda, assim como os Estados Unidos e a China, está na liderança do uso da tecnologia de impressão 3D, recorrendo a computadores e robótica para construir objetos e estruturas a partir do zero sem utilizar mão de obra tradicional. A startup holandesa MX3D já completou um terço da impressão de uma ponte de aço inoxidável com a colaboração da empresa de construção BAM Infra.

Tecnologia nas cidades
As cidades estão inovando e utilizando a tecnologia para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores. A Smart City Laguna, primeira cidade inteligente social do mundo, em construção no Ceará, conta com projetos tecnológicos para fornecer segurança e uma infraestrutura adequada para viver, além de morar.