Porto do Pecém e SDE visitam Porto de Singapura e apresentam o CIPP ao Grupo PSA - Smart City Laguna
Empty
30/09/2017 Porto do Pecém e SDE visitam Porto de Singapura e apresentam o CIPP ao Grupo PSA

Governo visita Singapura

O Porto do Pecém e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) participam, a convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Missão Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros, desde o último dia 12. Entre as atividades promovidas pela Agência Brasileira, está a visita técnica ao Porto de Singapura, ocorrida nesta segunda-feira (18/09). Os titulares da Cearáportos, Danilo Serpa, e da SDE, Cesar Ribeiro, conheceram a estrutura do porto asiático e apresentaram o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) ao vice presidente do Grupo PSA Singapore, Ong Seow Leong.

O Porto de Singapura (PSA Singapore) é o terceiro maior porto do mundo e um dos principais grupos portuários globais, com projetos portuários abrangendo a Ásia, a Europa e as Américas. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Ribeiro, a visita se traduz em oportunidade. “É importante conhecer a operação de um dos maiores e mais importantes portos no mundo, ocasião em que apresentamos também o Porto do Pecém, sempre na visão de abrir novas fronteiras e oportunidades de negócios para o Ceará”, afirma.

Entre os portos brasileiros que participam da missão, apenas dois foram convidados a apresentar individualmente suas potencialidades e participar de reuniões privativas com empresas locais, entre eles o do Pecém. Danilo Serpa, presidente da Cearáportos, pontua os destaques da ocasião.

“A missão tem sido muito proveitosa. Tivemos a oportunidade de apresentar aos executivos do Porto de Singapura as potencialidades do CIPP, onde temos a primeira ZPE em funcionamento no Brasil, aspecto importante para os negócios”, aponta Serpa.

Agenda do Governo do Ceará com investidores asiáticos

Desde a semana passada, o Governo do Ceará participa de uma série de eventos com investidores no continente asiático. Nesta segunda (18/09), o governador Camilo Santana e a multinacional chinesa Meheco (Medical Health Company), assinaram, em Pequim, na China, um Memorando de Entendimento (MOU) para o desenvolvimento de soluções para a implementação, construção, financiamento e operação de projetos na área da saúde, na Zona de Processamento do Ceará (ZPE), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Além disso, participou também de reunião do Banco de Desenvolvimento da China (China Development Bank) para discutir a participação do banco em programas e projetos apresentados pelo Estado.

Nesta terça (19/09), o governador Camilo Santana e a comitiva cearense seguem para Hangzhou, na China, onde visitam a fábrica de grandes geradores de energia do Chint Group e se reúnem com a direção da empresa.

Já a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE) participa da 21ª edição da China International Fair for Investment & Trade (CIFIT), evento que acontece de hoje (18/09) a 21 de setembro, em Xiamen, também na China, para promoção de investimento internacional chinês destinado a facilitar o investimento bilateral. A ZPE Ceará participará, pelo segundo ano consecutivo, dos quatro dias da feira com um stand de 73 m². Na feira, participarão zonas de livre comércio do mundo todo e a ZPE Ceará será o único stand brasileiro presente ao encontro.

Fonte: Governo do Estado do Ceará