Plastic Roads: soluções sustentáveis substituem asfalto por plástico reciclado - Smart City Laguna
Related content
8/11/2018 Plastic Roads: soluções sustentáveis substituem asfalto por plástico reciclado

As cidades estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente e buscam inovar com o uso de soluções inteligentes que priorizem a sustentabilidade. Para diminuir os malefícios que o asfalto causa no meio ambiente, a companhia holandesa de construção civil VolkerWassels aposta em um material mais prático, sustentável e resistente para gerar um novo conceito de engenharia. No lugar de macadame, que é a base para o pavimento asfáltico, o plástico reciclado seria utilizado para construção das vias.

Com essa iniciativa, as tradicionais estradas de asfalto podem estar com os dias contados. O novo material é capaz de resistir a variações de temperaturas que vão de – 4 ºC a 80 ºC, além de gerar facilidade na reparação das estradas. A instalação das Plastic Roads, nome em inglês dado para esse projeto, pode ser feita em um tempo menor que o processo de construção de ruas de asfalto.

As estradas de plástico serão ainda testadas pelos laboratórios da VolkerWassels e não foi divulgado quando o novo conceito poderá realmente fazer parte do nosso cotidiano.

Smart City Laguna
A primeira cidade inteligente social do mundo idealizada pelo Grupo Planet, a Smart City Laguna, não fica atrás quando pensamos em sustentabilidade. A cidade utiliza em sua infraestrutura o uso da pavimentação drenante, ou seja, é toda construída com piso intertravado. A utilização desse tipo de piso proporciona uma pavimentação definitiva, diminui em 30% a incidência de calor e favorece a permeabilidade da água da chuva.