Panasonic lança painel solar para carros elétricos - Smart City Laguna
Related content
30/01/2019 Panasonic lança painel solar para carros elétricos

Se você precisa de uma maneira fácil de adicionar energia à bateria de um carro elétrico, por que não colocar apenas um painel solar no teto? Parece uma ideia bastante simples, mas os painéis de teto solar ainda não decolaram para os veículos elétricos. Mas a Panasonic ainda está otimista sobre esse recurso.

“Telhados de automóveis têm o potencial de se tornar um novo mercado para painéis solares”, disse Shingo Okamoto, gerente geral da Panasonic, responsável pelos painéis solares.

A Panasonic lançou recentemente um novo telhado solar para o híbrido Toyota Prius Prime em seu mercado doméstico no Japão. O CEO da Tesla, Elon Musk, discutiu a possibilidade de oferecer um teto solar no Modelo 3, criando potencialmente outra grande oportunidade para a Panasonic – única fornecedora de baterias da Tesla e parceira da bateria “Gigafactory” da montadora, em Nevada (EUA).

A ideia dos painéis solares no teto do carro está longe de ser nova. A Nissan oferece um pequeno painel solar para o Leaf, principalmente para ajudar a fornecer acessórios como ar condicionado. O Fisker Karma (que recentemente entrou novamente em produção como o Karma Revero) foi oferecido com um teto solar completo.

Mas ainda não está claro se as células fotovoltaicas podem aumentar o alcance de um carro o suficiente para valer a pena. A Toyota também ofereceu painéis solares no Prius Plug-In Hybrid, o antecessor do atual Prius Prime. Mas a Toyota diz que o teto solar fornecido pela Panasonic é o primeiro que pode fornecer energia para a bateria principal de um carro. Ele pode coletar energia suficiente para um adicional de 1,8 milhas para 6,0 quilômetros de condução, dependendo das condições meteorológicas.

Isso não é um ganho enorme, e a quantidade de drivers de alcance extra que você pode obter varia muito no mundo real. A aparência das sombras pode afetar a capacidade das células solares em captar a luz solar, embora a Panasonic tenha tentado compensar isso alterando o design dos diodos de bypass. É importante notar também que a posição ideal para um painel solar é em um ângulo, não plana como um teto de carro.

Graças à competição agressiva entre os fabricantes, as células solares estão mais baratas do que nunca, mas ainda não são tão baratas quanto um telhado convencional, e também exigem mais eletrônica e fiação. Se os preços das células solares continuarem caindo, os telhados dos carros solares podem valer a pena. Caso contrário, o custo extra, o peso e a complexidade dos painéis solares podem aumentar para compensar a pouca quantidade de energia adicional que eles fornecem.