País Árabe terá o maior jardim botânico do mundo - Smart City Laguna
Related content
12/11/2018 País Árabe terá o maior jardim botânico do mundo

Já imaginou um jardim no meio do deserto? O maior jardim botânico do mundo será um verdadeiro oásis. A ideia é construir o jardim próximo de Mascate, capital do Sultanato de Oman. A construção terá como parceiros os escritórios Arup e Grimshaw. A arquitetura ficará com a empresa Haley Sharpe Design. O projeto terá mais de 420 hectares.

Localizado no sopé das Montanhas Al Hajar, o jardim botânico é um dos poucos locais do mundo onde o antigo leito do mar ainda é visível depois que a paisagem foi elevada pela atividade tectônica. Trabalhando com essa paisagem única, os arquitetos projetaram um complexo que se mesclaria ao ambiente de Marte.

Ao todo serão oito habitats definidos, representando a flora nativa do país. Dois biomas estarão em estruturas gigantes de vidro: 14 mil metros quadrados de ambiente controlado. Será criada até mesmo uma floresta no local e os visitantes podem andar pelo jardim todo de bondinho. Já 70 mil metros quadrados serão ao ar livre. Os jardins foram projetados sob orientações do próprio sultão do país aos pés das montanhas Al Hajar.

O local será educativo para visitantes de todo o mundo aprenderem sobre as belezas naturais do país árabe. Apesar da beleza, o deserto também impõe uma série de desafios à construção. Por isso, foram utilizados materiais que esquentassem menos os ambientes e uma arquitetura que valorizasse, ao máximo, a iluminação natural. Sem contar que o design e as tecnologias também foram selecionados para tornar possível a sobrevivência de plantas que não eram daquela região do país.

O jardim botânico é um projeto com significado cultural e ambiental, todo o projeto foi pensado por arquitetos e engenheiros para priorizar a conservação da biodiversidade. O planejamento e construção do jardim envolveu mais de 700 profissionais.