Minas terá maior usina solar da América Latina - Smart City Laguna
Related content
12/11/2018 Minas terá maior usina solar da América Latina

A maior usina fotovoltaica da América Latina está em um terreno do tamanho de 1.500 campos de futebol e reúne mais de um milhão de painéis solares. A implementação deste projeto, operado pela francesa EDF Energies Nouvelles (EDF EN), está sendo realizada em Pirapora, Minas Gerais.

O complexo terá uma capacidade de 400 MV, que poderá fornecer energia para 420.000 casas durante um ano. O espaço, de 800 hectares, fica no meio de uma planície 350 km ao norte de Belo Horizonte (MG), no centro de uma vegetação esparsa sob um sol abrasador. Para poder visitar a usina, deve-se colocar uma espécie de polainas que parecem caneleiras para evitar picadas de cobra ou aranha.

Já os painéis estão inclinados e giram acompanhando os movimentos do sol, sob a ação de um dispositivo também alimentado pela energia solar. Quando o céu está nublado, a produção continua, mas diminui cerca de 30%.

Energia limpa
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem energias como a solar e eólica. As cidades do futuro estão sempre em busca de unir sustentabilidade, tecnologia e melhor qualidade de vida.

A primeira cidade inteligente social do mundo, Smart City Laguna, está sendo construída no Ceará e visa utilizar as energias limpas para gerar qualidade de vida de maneira sustentável. A cidade vai utilizar a iluminação pública inteligente de LED, entre outras ações.