Irlanda plantará 440 milhões de árvores até 2040 - Smart City Laguna
Related content
5/09/2019

Irlanda plantará 440 milhões de árvores até 2040

Com o objetivo de combater os efeitos das mudanças climáticas, as autoridades irlandesas anunciaram, no último dia 31 de agosto, que o país plantará cerca de 22 milhões de novas árvores por ano até 2040, com o objetivo de ter pelo menos 440 milhões até a data.

As metas ambiciosas foram divulgadas pelo jornal Irish Times, que observa que as metas para as novas florestas fazem parte do plano de ação climática do governo divulgado em junho.

A proposta abrangente espera que a Irlanda faça a transição para emissões líquidas de carbono zero até 2050, através de uma série de medidas, incluindo um novo imposto sobre o carbono, aumento do investimento em energia renovável e mudança na agricultura e no uso da terra.

Mundo precisa de um trilhão de árvores

Os cientistas têm divulgado há muito tempo as habilidades de captura de carbono das árvores. Um estudo divulgado em julho descobriu que uma das maneiras mais acessíveis de combater as emissões de gases de efeito estufa – o principal fator da mudança climática – seria plantar no mundo um trilhão de árvores ou mais nos próximos anos.

O estudo, escrito por uma equipe de pesquisadores suíços e publicado na revista Science, descobriu que o planeta deverá apoiar novas florestas cobrindo uma área aproximadamente do tamanho dos Estados Unidos. Mas os críticos do estudo alertaram que as árvores por si só não seriam suficientes para combater as taxas descontroladas de emissões de carbono.

Muitos outros países, no entanto, se concentraram em iniciativas de plantio de árvores para fazer sua parte. A Etiópia aunciou em julho que havia plantado mais de 350 milhões de árvores em um único dia, como parte de um esforço nacional para combater o desmatamento e o aquecimento global. A Índia teve uma iniciativa de planejamento em massa semelhante em 2016, quando 50 milhões de árvores foram plantadas em um dia.

As elevadas metas continuarão sendo um desafio para muitos países. Um esforço na Inglaterra para cobrir milhares de hectares com novas florestas ficou mais de 70% aquém das metas do governo no início deste ano.