Inglaterra inicia testes em estradas que recarregam carros elétricos durante a viagem - Smart City Laguna
Related content
12/11/2018 Inglaterra inicia testes em estradas que recarregam carros elétricos durante a viagem

Em um futuro não distante, a Inglaterra promete aos motoristas a possibilidade de recarregar carros elétricos enquanto dirigem por estradas do país. O projeto irá testar a tecnologia de ‘carregamento veicular sem fio’ com um sistema instalado sob o asfalto em algumas das principais rodovias, evitando que motoristas precisem parar para recarregar as baterias.

Um estudo de viabilidade já existe e a concorrência para propostas de testes da tecnologia já está aberta. O questionamento dos especialistas é se um esquema como esse seria viável economicamente.

O sistema funciona com um processo chamado ‘carregamento por indução magnética’. Cabos elétricos enterrados sob o asfalto produzem campos magnéticos, que são absorvidos por um receptor no carro e convertidos em eletricidade. Esse tipo de ‘recarga automática’ de carros elétricos nas estradas já está em funcionamento em alguns lugares. Em 2013, a cidade sul-coreana de Gumi reconstruiu uma rua de 12 km permitindo que ônibus elétricos sejam recarregados enquanto trafegam.

Mesmo que o plano para Inglaterra não venha a se concretizar, a Highways England, empresa estatal responsável por operar nas estradas da Inglaterra, já se comprometeu a instalar pontos de recarga de bateria a cada 32 km na sua rede de estradas a longo prazo.

Mobilidade Inteligente
A mobilidade é uma preocupação dos principais centros urbanos. Além de fornecer melhor qualidade de vida, as cidades procuram planejamentos urbanos e iniciativas que tragam melhorias para os moradores. A Smart City Laguna, primeira cidade inteligente social do mundo, em construção no Ceará, tem todo um planejamento de infraestrutura de alto padrão e ao alcance de todos para gerar melhorias na cidade.