Conforme estimativa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a produção industrial no Ceará deve ter um crescimento de 2% a 2,5% durante o ano de 2019, com tendência de que haja estabilidade nos números de produção. Até julho deste ano, o setor já acumulou um crescimento de 2,9%.
De acordo com Guilherme Muchale, economista da Fiec, os setores de metalurgia, produtos químicos, aparelhos elétricos, fabricação de máquinas e de calçados são alguns dos que devem apresentar crescimento sustentável no ano de 2019. Muchale também ressalta que a fabricação de equipamentos elétricos e máquinas é voltada para exportações, fator que favorece o aumento da produção.
De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), de janeiro a julho deste ano o estado do Ceará obteve o melhor desempenho da região Nordeste no setor industrial. As maiores altas estão na fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (217,1%), de outros produtos químicos (8,2%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,3%).
Muchale avalia que os aumentos nestes segmentos industriais são sinalizadores importantes que indicam uma estabilidade no cenário econômico para o setor durante os próximos anos.