Impressora 3D constrói casa de concreto em apenas 12 horas - Smart City Laguna
Related content
2/04/2018 Impressora 3D constrói casa de concreto em apenas 12 horas

A startup ICON com sede em Austin, no Texas (EUA), fará a produção em massa de pequenas casas que utilizam tecnologia de impressão 3D para encontrar uma solução para o problema da habitação a preços acessíveis em todo o mundo. A empresa diz que o processo leva de 12 a 24 horas. ICON exibiu a construção de uma casa de 60 metros quadrados em um dia no festival anual de cinema e inovação conhecido como SXSW.

ICON espera criar casas sustentáveis e de qualidade acessível. A empresa diz que atualmente pode construir a sua casa por US$ 10.000 usando uma impressora Vulcan de tamanho industrial, mas está trabalhando para chegar a um de US$ 4.000.

Um relatório do World Resources Institute estimou que 1,2 bilhão de pessoas vivem atualmente em cidades sem habitação acessível ou segura. Os parceiros pretendem construir uma comunidade de 100 casas acessíveis impressas em 3D no El Salvador no próximo ano.

A impressora 3D Vulcan que foi usada para fazer a casa é dita ser enorme, mas ainda portátil. A impressora dá uma mistura personalizada de concreto que endurece a medida que é impresso.

ICON também gostaria de desenvolver robôs no futuro, que poderia instalar automaticamente as janelas, assim como drones que poderiam pulverizar tintas nas paredes exteriores. A empresa está planejando para explorar a possibilidade de telhados de impressão-3D também. No entanto, a tecnologia não é viável ainda.

As impressoras podem criar uma estrutura 3D usando diferentes materiais, incluindo cimento. Pequenas impressoras-3D podem ser usadas para criar brinquedos para as crianças. Na medicina, as impressoras-3D podem ser usadas para criar próteses mais baratas. Espera-se que em termos de habitação, a construção barata poderia começar uma tendência para a habitação acessível.

Fonte: Engenharia É.