Iluminação urbana: você já ouviu falar no cimento luminescente? - Smart City Laguna
Related content
12/11/2018 Iluminação urbana: você já ouviu falar no cimento luminescente?

O cientista mexicano José Carlos Rubio Avalos, da Universidad Michoacana de San Nicolas de Hidalgo, desenvolveu um material que pode ser utilizado em construções civis a tornar o ambiente mais luminescentes durante o período noturno. Para atingir o resultado, o cientista realizou modificações no processo de fabricação do concreto, removendo alguns cristais que se formam alterando a microestrutura do material. O que acontece é que a luz do sol é absorvida pelo concreto sem refletir, o que possibilita que ela seja irradiada no período noturno.

Foram desenvolvidos cimentos que brilham nas cores azul e verde, e já estão sendo trabalhados outras cores como branco, vermelho e roxo. A duração do material gira em torno de 100 anos e pode ser utilizado tanto em exteriores quanto em interiores, desde que a região seja banhada pela luz do sol.

O custo estimado para fabricação de todo cimento luminescente necessário para cobrir as solicitações recebidas é cerca de US$ 6 milhões. O investimento ainda é caro, para se ter ideia uma peça de 1m² com 3 milímetros de espessura custa algo em torno de US$ 70, segundo o cientista.