Hyundai anuncia o Elevate, o carro robô futurista - Smart City Laguna
Related content
18/01/2019 Hyundai anuncia o Elevate, o carro robô futurista

A Hyundai anunciou este mês que irá revelar uma nova classe de veículos terrestres na 2019 Consumer Electronics Show (CES), que chama de “veículo de mobilidade final” ou UMV.

A fabricante de automóveis coreana propõe que tal tipo de veículo poderia combinar a propulsão elétrica com robótica para ser capaz de viajar onde veículos de terra de rodas tradicionais nunca poderiam ir. O exemplo da Hyundai é o ‘Elevate’.

Com base no pouco que pode ser visto do Elevate, será um veículo em forma de cápsula com pernas que terminam em rodas, para um meio termo entre veículos off-road com rodas e as máquinas de andar de ficção científica. Veículos que dependem inteiramente de pernas poderiam ter um grande potencial em terrenos acidentados para veículos com rodas, mas podem, de outra forma, lutar por eficiência e alcance em terreno plano, enquanto veículos com rodas geralmente têm forças e fraquezas opostas.

O Hyundai Elevate pode, assim, negar as fraquezas de ambos os tipos de transporte, sendo as primeiras limitadas em terrenos extremamente acidentados, e as segundas sendo simplicidade, equilíbrio e eficiência. O substituto das rodas no lugar dos tornozelos de robôs de muitas pernas é uma simplificação inteligente e que poderia permitir viagens sobre o terreno que desequilibrariam muitos dos mais avançados robôs ambulantes de hoje – bipedal e quadrúpede.

A representação da Hyundai de seu conceito ‘Elevate’ como um veículo parecido com uma ambulância e sua proposta de que seu papel poderia ser de operação em terrenos desafiadores imediatamente abre a possibilidade de que o veículo possa servir em um papel de resgate em montanhas.