Formalização de parceria entre Pecém e porto holandês entra em fase final - Smart City Laguna
Related content
23/05/2018 Formalização de parceria entre Pecém e porto holandês entra em fase final

Os trâmites para a formalização da parceria entre o Portos do Pecém (São Gonçalo do Amarante) e de Roterdã entram em fase final de execução. As tratativas jurídicas do processo estão adiantadas. Juvêncio Vasconcelos, procurador Geral do Estado, está em São Paulo até esta quinta-feira, 24, para validar os detalhes com a equipe jurídica do porto holandês.

“O cronograma está em dia. A reunião foi para a validação dos termos de acionista definidos no acordo. Essa medida respalda o Estado”, adianta César Ribeiro, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE). A expectativa é que a parceria seja assinada até o final do semestre. “Devemos entregar para o governador (Camilo Santana) validar e assinar posteriormente com Roterdã a parceria”, disse.

A relação entre os portos deve capitanear investimentos para o equipamento cearense. “Desde cedo houve a sinalização de interesse mútuo. Começamos a validar projetos e algumas situações. Roterdã não pretende apenas proporcionar a melhoria da eficiência do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), mas desenvolver a área como um tudo. Isso vai envolver a prospecção de novas indústrias e a dinamização dos projetos para a ZPE (Zona de Processamento de Exportação do Ceará)”, considera o titular da SDE.

Com a parceria, o Porto do Pecém amplia as chances de se tornar um hub de cargas ao atrair novas companhias para o complexo. A movimentação das principais operadoras, como a Maersk Line, auxilia na empreitada. A empresa iniciou no mês passado a operação da nova rota que liga o Ceará à Ásia. A previsão de crescimento na movimentação de contêineres é estimada em 20% no porto.

Sobre o hub da Air France-KLM/Gol, César afirma que até o fim do mês haverá a apresentação do estudo que calcula o impacto do equipamento no Ceará. O documento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O anúncio será feito pelo governador Camilo Santana. “Ele apresenta as macro informações e o impacto na cidade de Fortaleza, mas também abrindo para a economia do Estado”, disse.

Na seara da atração de investimentos, César também destaca que o Estado deve realizar um evento com prefeitos e secretários de desenvolvimento para alinhar processos. “Queremos fazer um movimento com secretários e prefeitos para mostrar os caminhos e como o Estado pode auxiliar na atração dos investimentos. É o primeiro encontro”, adianta sem definir uma data. “Precisamos de agenda. Mas queremos que ele ocorra até julho”, finaliza.

Porto de Roterdã

Maior porto marítimo da Europa, o Porto de Roterdã atua como hub portuário. Ele está localizado na cidade de que leva o mesmo nome, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado pelos asiáticos, como os de Singapura e de Xangai, mas continua sendo importe para o transporte marítimo e operações de comércio exterior.

Destinos

São mais de 500 conexões de serviços e mais de mil portos que têm como destino Roterdã, entre terminais portuários dos Estados Unidos, Europa e Ásia. Em linhas intermodais na Europa, o porto holandês atende países como Alemanha, Áustria, Suíça, Reino Unido, Leste Europeu e Escandinávia.

Crescimento cearense

A parceria entre os portos do Pecém e Roterdã pode aumentar a visibilidade do equipamento cearense para outros países, especialmente as nações europeias, além de China e Estados Unidos.

Fonte: O Povo.