“Eu tenho muitos sonhos”, diz Samyra, aluna do curso de inglês do Instituto Planet - Smart City Laguna
Related content
18/10/2019

“Eu tenho muitos sonhos”, diz Samyra, aluna do curso de inglês do Instituto Planet

Sou de Croatá, bairro de São Gonçalo do Amarante (Ceará) e um dia vi muita gente chegar aqui e começar a construir muitas coisas. As vezes passava em frente a obra da Smart City Laguna e imaginava o que poderia ser aquele lugar tão grande, organizado e bonito, não sabia o que era, mas sabia o que ouvia de muitos: “isso não é pra você.” Nunca entendi essa frase, mas também nunca fui num lugar tão bonito.

Um dia, uma amiga da minha escola falou que ia ter um curso de inglês de graça em Croatá, lá na tal Smart City, quase não acreditei! Ela me falou que o curso era para pessoas a partir de 10 anos e que qualquer um podia se inscrever.

Eu fiquei muito feliz em saber, corri para fazer minha inscrição e já comecei a sonhar. Me imaginava aprendendo a falar inglês nas aulas e depois viajando o mundo todo.

Fiquei aguardando a seleção, mas quando saiu o resultado meu nome não estava na lista, fiquei triste, mas entendi que eram poucas vagas e um curso tão bom tinha muita concorrência. Continuei observando aquele lugar e esperando outra oportunidade.

Foi quando o Instituto Planet abriu novas vagas para o curso do ano seguinte, eu fiz novamente a inscrição e aguardei ansiosamente a ligação da coordenadora. Um dia meu telefone tocou, eu estava na escola e não pude atender, depois da aula retornei para o número de telefone e era o que eu esperava, a coordenadora do Instituto para fazer a entrevista de seleção. Meu sorriso foi largo, respondi prontamente todas as perguntas e falei que já tinha me inscrito no curso anterior, mas não fui selecionada.

Falei que tenho um sonho de fazer intercâmbio em outro país e que muitas pessoas já me disseram que não ia conseguir porque aqui não tem oportunidades, mas que se eu aprender inglês, meu sonho pode se tornar realidade um dia. Ela então me explicou o processo de seleção e pediu para aguardar o resultado, foram alguns dias de ansiedade até ver meu nome na lista oficial, eu consegui uma vaga!

No primeiro dia de aula me preparei para visitar pela primeira vez aquele lugar tão bonito que diziam que não era pra mim, quando cheguei lá encontrei pessoas atenciosas que me receberam bem e que me deixaram curiosa para saber mais sobre aquele lugar.

Na sala de aula a coordenadora colocou alguns vídeos que explicavam aquele projeto, eu fiquei encantada! Na minha cidade está sendo construída uma Smart City! Aquele canteiro de obras que eu observava sem entender se tornará a primeira Cidade Inteligente Inclusiva do Mundo! E essa cidade que ainda nasce já traz muitas oportunidades para todos da região. Soube que tiveram muitos cursos: de artesanato, de futebol, de empreendedorismo e de inglês que agora eu faço parte. Essa cidade é realmente fantástica e através dos projetos sociais do Instituto Planet eu tenho a oportunidade de acreditar no meu sonho que é um dia fazer um intercâmbio de estudos nos Estados Unidos, conhecer outro país, falar outro idioma e poder melhorar a vida da minha família.

Sim, essa cidade é pra mim e para todos que sonham!

Samyra Sampaio, de 17 anos, é aluna do curso de Inglês do Instituto Planet, na Smart City Laguna.