Drones e o futuro das entregas - Smart City Laguna
Related content
7/02/2019 Drones e o futuro das entregas

A fascinação por tecnologias automatizadas, autônomas e conectadas está crescendo, especialmente com respeito à forma dessas transformações em nossas vidas e locais de trabalho. Elas podem reduzir o congestionamento nas estradas e poluições e tornar os serviços supereficientes. O drone é tecnologia de última geração e promete uma velocidade sem igual às entregas.

Graças às manchetes sobre seu serviço de entregas por drones chamado Prime Air, a Amazon parece estar liderando essa competição. Mas outros gigantes globais, como Google e Walmart, não estão ficando para trás. A UPS até propôs uma mistura única de entrega por caminhão e drone, o que tem o potencial para acelerar a implementação da entrega por drones nos centros urbanos.

As redes de drone de menor escala já estão em operação. Por exemplo, já há drones sendo usados com sucesso para fornecer suprimentos médicos em áreas remotas. Outros setores estão estudando o uso dos drones, que vai desde a construção até o levantamento topográfico e entregas postais.

Até agora, esses exemplos só mostraram os drones em áreas pouco povoadas ou áreas suburbanas. No entanto, cidades como Zurique, na Suíça, e Reykjavík, na Islândia, também estão aderindo à ideia, fazendo testes e explorando como os drones poderiam melhorar a infraestrutura e os serviços prestados pelas cidades aos cidadãos.

Por que toda a atenção está voltada para os drones?
A princípio, o drone parece mais um brinquedo do que um dispositivo sofisticado que irá mudar a forma como compramos ou recebemos as mercadorias. Porém, as mentes inovadoras estão desenvolvendo rapidamente ideias para novas infraestruturas e modelos de negócios a fim de explorar seu potencial. Por quê?

A vantagem mais óbvia: a velocidade. Os drones voam em linhas retas de a para b, o que significa que não haverá mais caminhões de entrega rodando por estradas cheias de curvas. Além disso, eles sobrevoam os engarrafamentos em áreas urbanas congestionadas. Áreas remotas com pouca infraestrutura rodoviária ficam mais acessíveis. Os clientes também gostam do potencial de rastreamento do progresso do drone, acabando com os horários de entrega incertos.

E por que nem todo mundo entrou nessa?
Uma notícia faz parecer que a entrega por drones chegará em breve em uma casa perto de você, enquanto outras notícias dizem que isso só acontecerá em um futuro distante. Então qual é o status real? A tecnologia está acompanhado o ritmo? As determinações legais necessárias entrarão em vigor? E como anda a confiança dos consumidores?

Os voos de drones totalmente autônomos já estão sendo usados para inspecionar operações de mineração e locais de construção. A tecnologia operacional do drone se tornou simples de utilizar. Mas para o uso em entregas, é necessário trabalhar ainda mais em aspectos como prevenção de colisões, redução de ruídos e voos em condições climáticas desfavoráveis, além da infraestrutura de logística em geral.