Conheça uma super estrada na Califórnia (EUA) desenvolvida pela ARUP - Smart City Laguna
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26/03/2018 Conheça uma super estrada na Califórnia (EUA) desenvolvida pela ARUP

Porta de entrada para a Golden Gate Bridge (Califórnia – Estados Unidos) desde 1936, a antiga Doyle Drive já não era capaz de servir seus 100 mil passageiros diários. Na concepção de uma substituta, era necessária uma análise cuidadosa para não apenas minimizar a interferência para os passageiros, mas também criar uma solução de transporte a longo prazo que harmonizasse a paisagem e minimizasse os impactos no Parque Nacional Presidio.

Doyle Drive foi um dos trechos mais ativos da Route 101, com 100 mil veículos transitando diariamente. Com quase 75 anos, estava deteriorando-se e não estava de acordo com os padrões sísmicos atuais. As mudanças nos padrões de fluxo de tráfego da cidade ao longo das décadas tornaram a estrada existente ineficiente em atender a demanda de tráfego para conectar as ruas da cidade.

Uma longa estrada
O projeto teve grandes desafios: a ARUP teria que remover e substituir a infraestrutura existente, manter o tráfego de passageiros durante a construção, preservar um parque nacional, fornecer ampla divulgação pública e coordenar um grande grupo de partes interessadas. Como um único design pode satisfazer o proprietário, a administração ambiental e as agências de preservação histórica, a agência local de transpiração, a agência estadual de rodovias e os moradores locais?

Todo projeto é uma oportunidade para melhorar
A ideia de design simples que uniu todas as partes foi criar uma avenida. Para criar algo capaz de melhorar a experiência de todos, a ARUP trabalhou em colaboração com os patrocinadores e as partes interessadas para desenvolver o conceito de design para o Parque Nacional Presidio.

A construção começou em agosto de 2009 e a conclusão foi alcançada em 2015. A nova estrada de 2,5 km, seis pistas e via auxiliar do lado sul serviria como a via de acesso do sul para a Golden Gate Bridge, ao longo da borda norte de São Francisco. A ARUP forneceu serviços de consultoria e realizou a construção de estradas, túnel e engenharia geotécnica.

Prioridade era manter San Francisco em movimento
Dois túneis de duas mãos foram construídos sob a estrada: ambos com três pistas de trânsito em cada direção. Técnicas de corte e cobertura foram a abordagem mais econômica e foram usadas para diminuir o impacto da construção sobre os residentes locais e aqueles que viajam pela área. Também restaurou vias para pedestres e bicicletas através do Parque Nacional Presidio, reconectando suas áreas de beira-mar e interior.

Sobre a ARUP
Empresa de renome internacional que fornece serviços profissionais de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e serviços de consultoria para todos os aspectos do ambiente construído. Está presente na África, nas Américas, na Australásia, no leste da Ásia, na Europa e no Oriente Médio, e tem mais de 11 mil funcionários. Em parceria com a Planet Smart City, através da Planet Idea, desenvolveu o “Social Smart City Matrix”, ferramenta de avaliação do grau de inteligência de uma Smart City.