Conheça a primeira casa sustentável, bio saudável e inteligente montada no Brasil - Smart City Laguna
Related content
12/11/2018 Conheça a primeira casa sustentável, bio saudável e inteligente montada no Brasil

Capaz de resistir a tremores de até 9 graus na escala Richter e a ventos de até 300 km/h, a casa com padrão europeu é a primeira sustentável, bio saudável e inteligente do Brasil e foi montada em Campo Grande (MS) em apenas seis dias, com o uso da nanotecnologia. O empreendimento com foco na sustentabilidade foi construído pensando em três fatores: água, ar e energia.

Além de ser resistente a terremotos, a casa é 25% mais barata que as casas tradicionais. A ideia de trazer a inovação ao Brasil surgiu com base na deficiência que o país apresenta em relação à habitação. Os componentes da casa são feitos em uma máquina, que não desperdiça material e com apenas quatro funcionários tira o projeto do papel em menos de uma semana.

As paredes recebem isolamento térmico e acústico, com espuma e fios de vidro, por dentro e por fora, dessa forma a casa mantém uma temperatura agradável, sendo dispensado o uso de ar condicionado. O material também é resistente ao fogo, água e cupim. Depois da estrutura montada pela máquina e a montagem realizada, o acabamento final pode ser feito da forma desejada, com azulejo, látex, textura ou grafiato.

O projeto busca parceria com o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul para que as casas de alta qualidade e baixo valor cheguem a população menos favorecida. Para os modelos de habitações populares, os sócios projetam entregar 30 casas por mês, ou seja, uma casa por dia.

Com foco na água, ar e energia, a casa terá um purificador instalado no cavalete da rua capaz de retirar impurezas da água antes que ela chegue na torneira da residência. Assim como o aparelho de ar, que retira todas as bactérias do ambiente, e a economia com a energia solar. A casa será toda planejada para viver de forma sustentável.