Conheça 15 diferenciais da Smart City Laguna - Smart City Laguna
Related content
10/04/2018 Conheça 15 diferenciais da Smart City Laguna

Confira a série sobre os principais diferenciais da Smart City Laguna, a primeira Cidade Inteligente Social do Mundo idealizada pela PLANET Smart City:

mosaico

#01 – Iluminação pública de LED

A iluminação pública da Smart City Laguna é toda com luminárias de LED, resultado da parceria estabelecida com a ENEL. Entre as vantagens do equipamento está a economia, com redução de cerca de 70% do consumo de energia, comparado as lâmpadas de vapor de mercúrio. A iluminação de LED é mais sustentável, podendo evitar a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Esse tipo de tecnologia requer menos manutenção, pois sua vida útil é muito maior do que a das lâmpadas tradicionais. A utilização das lâmpadas de LED na iluminação pública gera mais conforto visual e segurança, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente.

01_Iluminacao Publica de LED

#02 – Rede subterrânea de eletricidade

Parceira internacional da Planet Smart City, a ENEL viabilizou a distribuição de energia subterrânea na Avenida Central da primeira etapa da Smart City Laguna e também viabilizará em toda a segunda etapa, em desenvolvimento. Além disso, a primeira Cidade Inteligente Social do Mundo possui iluminação pública de LED.

02_Rede Subterranea

#03 – Pavimentação de alto padrão

A pavimentação da Smart City Laguna obedece as seguintes etapas: verificação das características do subleito, avaliação e eventual execução das contenções laterais do pavimento, espalhamento da camada de areia de assentamento usando réguas metálicas, assentamento do piso intertravado, preenchimento das juntas com sistema mecanizado, compactação da pavimentação usando uma placa vibratória e selagem definitiva das juntas. Todo esse processo proporciona uma maior durabilidade, evitando manutenções.

03_Pavimentacao de alto padrao

#04 – Medidor Inteligente de Energia da ENEL

Parceira da Planet Smart City, a ENEL vai instalar Medidores Inteligentes de Energia nas residências da Smart City Laguna, que fornecerão informações para o PLANET App, permitindo que os moradores monitorem em tempo real o consumo de energia das suas casas. O Medidor Inteligente proporcionará um consumo mais consciente e sustentável.

04_Medidor Inteligente de Energia

#05 – Registro Inteligente de Distribuição de Água

A Smart City Laguna possui uma Rede Inteligente de Distribuição de Água, com registros de gaveta distribuídos estrategicamente entre os seus setores, visando dar maior qualidade na utilização e manutenção de toda a rede implantada. Com a presença desse tipo de equipamento, é possível desligar somente o trecho que eventualmente precise de reparos, proporcionando maior conforto aos moradores.

05_Registro Inteligente de Distribuição de Agua

#06 – Piso intertravado

As ruas e avenidas da Smart City Laguna são pavimentadas com pisos intertravados de alto padrão, que proporcionam uma pavimentação definitiva, diminuem em 30% a incidência de calor e favorecem a permeabilidade da água da chuva. Os pisos são fabricados pela SG Premoldados e utilizam materiais que não prejudicam o meio ambiente.

06_Piso Intertravado

#07 – Drenagem profunda

O eficiente sistema de drenagem profunda da Smart City Laguna foi desenvolvido em galerias de captação e manilhas, através de uma rede difusa embaixo de toda a via principal da Cidade Inteligente, com o objetivo de eliminar o escoamento das águas nas ruas.

07_Drenagem Profunda

#08 – Cidade acessível

Todos os espaços da Smart City Laguna, sejam as avenidas, parques ou calçadas, serão acessíveis às pessoas com mobilidade reduzida ou com alguma necessidade especial. A primeira Cidade Inteligente Social do Mundo é inclusiva e proporcionará aos seus moradores e visitantes uma melhor qualidade de vida.

08_Cidade Acessivel

#09 – Energia Cinética

A Smart City Laguna possuirá equipamentos que produzirão energia cinética, ou seja, uma energia produzida através do movimento, como por exemplos: ao utilizar a academia ao ar livre ou o parquinho infantil, e também quando um veículo passar por uma lombada. A energia gerada poderá ser utilizada para recarregar eletrônicos, como smartphones, tablets, etc.

09_Energia Cinetica

#10 – Videomonitoramento

Por meio do PLANET App, apenas os moradores da Smart City Laguna terão acesso ao videomonitoramento em tempo real da sua quadra, proporcionando mais segurança dentro da primeira Cidade Inteligente Social do Mundo.

10_Videomonitoramento

#11 – Wi-fi grátis nas áreas institucionais

A conectividade dentro da primeira Cidade Inteligente Social do Mundo é o primeiro elemento que permite o funcionamento correto de dispositivos inovadores que caracterizam o ambiente urbano. Em parceria com a TIM, será disponibilizado wi-fi grátis para todos os moradores nas áreas institucionais da Smart City Laguna.

11_Wifi gratis

#12 – PLANET App

O PLANET App é o painel de controle da Smart City Laguna e pode ser baixado gratuitamente. Após o cadastro, os moradores terão acesso a todos os serviços da cidade, poderão criar grupos, oferecer ou solicitar serviços. O item mais destacado na tela do PLANET App é um botão de SOS que, quando clicado, aciona os números de emergência predefinidos a critério do morador, permitindo o imediato chamado de socorro, com a geolocalização da pessoa que está utilizando a ferramenta.

12_PLANET App

#13 – Instituto Planet

Para uma cidade ser inteligente, além de fornecer infraestrutura de alto padrão com uma compatível plataforma tecnológica, precisa ser promotora da criação de comunidades inteligentes. O Instituto Planet (www.institutoplanetsmartcity.com.br) disponibiliza equipamentos gratuitos, permanentes e abertos à população, como a Biblioteca Planet e o Cine Planet, além de ações pontuais, como Dia de Futebol, curso de artesanato, curso de inglês, curso Treino Social, distribuição de sementes nativas e curso de empreendedorismo. Desde 2016 faz parte da vida de mais de 2 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

13_Instituto

#14 – Biosite da TIM

Para melhorar a cobertura de rede de telefonia e internet sem afetar a paisagem, a TIM, parceria da PLANET Smart City, implantou na Smart City Laguna um biosite que oferta para a região as tecnologias 3G e 4G, que antes não existia. O equipamento é um modelo sustentável de antena criado para ampliar a cobertura de rede e substituir o poste convencional. A ideia é reduzir o impacto visual ao mesmo tempo em que se melhora a qualidade no serviço de dados.

14_Biosite

#15 – Áreas verdes

O projeto da Smart City Laguna foi concebido baseado na interação do homem com a natureza. Ao redor da lagoa haverá espaços públicos que possibilitem aos moradores a convivência social, lazer, prática de exercícios e atividades culturais. A primeira Cidade Inteligente Social do Mundo terá aproximadamente 620 mil m² de áreas verdes. Viver na Smart City Laguna significa viver o verde, em um contexto ambiental de alta qualidade.

15_Areas Verdes