Conheça o Singapura Sports Hub, um estádio icônico desenvolvido pela ARUP - Smart City Laguna
Related content
1/03/2018 Conheça o Singapura Sports Hub, um estádio icônico desenvolvido pela ARUP

01_Estadio de Singapura_Site

Um compromisso com a criação de locais esportivos fantásticos e um dos melhores registros da indústria de planejamento: o Singapore Sports Hub, em Marina Bay (Singapura), um estádio de classe mundial elaborado pela ARUP, com capacidade para 55 mil lugares e um telhado móvel ultrafino que poderá cobrir ou revelar o campo, de acordo com o clima.

O equipamento esportivo foi construído em uma área de 360 hectares que foi recuperada nos anos 70 e 80. A ARUP já havia trabalhado em outros projetos dentro do Masterplan de Marina Bay e em 2010 foram convocados para liderar o design arquitetônico e de engenharia do Singapore Sports Hub.

A ideia foi criar um centro esportivo, de entretenimento e estilo de vida sustentável, totalmente integrado e acessível a todos. Marina Bay já era lar de um centro aquático de 6.000 lugares e de um espaço comercial de 41 mil m², de modo que o primeiro foco da ARUP era garantir que o estádio se encaixasse perfeitamente em seus arredores.

Conforto para o público
O conforto dos espectadores nas arquibancadas foi outro desafio inicial do projeto. Foi projetada uma estrutura de telhado de cúpula ultrafina com um telhado móvel, que se estende sobre o campo, que fornece sombra durante os eventos, além de um sistema de resfriamento de espectadores com eficiência energética que fornece ar fresco para cada assento no estádio. Uma façanha da engenharia, o design do telhado é retrátil e aberto em uma extremidade para proporcionar a visão da cidade.

O estádio foi projetado como uma cúpula elegante que abrange 310 metros – aproximadamente quatro aviões A380 estacionados de asa a asa. Além de ampla, a estrutura de telhado super leve também é muito eficiente e usa materiais mínimos para construção.

Fácil acesso
Foram inclusos muitos acessos para redes locais de pedestres e ciclistas, bem como um sistema de parques, e uma trilha de equitação. Um circuito de exercício liga-se ao passeio desportivo de 888 metros no nível 3 do Estádio Nacional, incentivando o público a desfrutar das instalações e de uma gama completa de atividades fitness.

Um lugar para todos
A ARUP garantiu que o estádio entrasse em diálogo com os moradores locais. Quando o telhado móvel está aberto, os cantos dos torcedores ecoam até o centro da cidade. O design inovador da plataforma móvel permite que o telhado seja completamente transformado em até 48 horas.

Fórmula vencedora
O resultado é um ícone tecnológico e de design que se encaixa perfeitamente em seus arredores e embeleza o meio ambiente, proporcionando um vínculo visual e auditivo para a cidade. A riqueza de atrativos – que também inclui um parque, pista de skate, pistas de corrida e ciclismo, campo de boliche e quadra de vôlei de praia – ajudam a fazer de Singapura uma das melhores cidades esportivas do mundo.

Sobre a ARUP
E empresa de renome internacional que fornece serviços profissionais de engenharia, design, planejamento, gerenciamento de projetos e serviços de consultoria para todos os aspectos do ambiente construído. Está presente na África, nas Américas, na Australásia, no leste da Ásia, na Europa e no Oriente Médio, e tem mais de 11 mil funcionários. Em parceria com a Planet Smart City, através da Planet Idea, desenvolveu o “Social Smart City Matrix”, ferramenta de avaliação do grau de inteligência de uma Smart City.