Conheça o cimento com canais de drenagem - Smart City Laguna
Related content
8/11/2018 Conheça o cimento com canais de drenagem

A construção civil tem utilizado cada vez mais as novas tecnologias a seu favor. A Lafarge Tarmac, uma empresa britânica de materiais de construção, desenvolveu um concreto que é capaz de absorver até quatro mil litros de água em menos de um minuto. A ideia é ajudar a prevenir inundações causadas por tempestades e evitar acidentes de automóveis em estradas molhadas, além de reduzir o aquecimento das pistas em dias quentes.

Batizado de Topmix, o concreto conta com canais de drenagem incorporados e cria uma espécie de reservatório subterrâneo. O cimento funciona da seguinte forma: durante períodos de aumento das temperaturas e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície.

Este conceito não tem nada de atual, existe a mais de 60 anos, mas não é utilizado na superfície por não conseguir resistir ao tráfego de veículos. De acordo com a Lafarge, o Topmix não enfrenta esse problema e é ideal para áreas urbanas. A única ressalva é que, em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pode congelar e danificar o piso.

O sistema de drenagem também é utilizado em cidades que procuram reduzir os malefícios causados ao meio ambiente. A Smart City Laguna, primeira cidade inteligente social do mundo, em construção no Ceará, utiliza em sua infraestrutura o piso drenante.

O uso da pavimentação drenante permite, ao limitar a impermeabilidade do solo, reduzir a incidência de problemas relacionados à remoção incorreta da água da chuva e à sobrecarga dos receptores hidráulicos ou do sistema de esgoto. Isso impacta de forma menos significativa o solo. Essa questão é importante em função de uma crescente urbanização e da consequente impermeabilização do solo, um problema que se acentua no caso de eventos meteorológicos incomuns.