Conheça a cidade onde todo morador tem uma horta - Smart City Laguna
Related content
13/11/2018 Conheça a cidade onde todo morador tem uma horta

Parece difícil, mas é possível! Les Avanchets, em Genebra, na Suíça, é o endereço dos sonhos de qualquer fã de hortas urbanas. A ideia é que cada morador cultive, no próprio jardim, as frutas e verduras que mais gosta. Por lá, todos têm a cultura de trocar alimentos orgânicos com os vizinhos, ampliando as possibilidades de alimentação e estimulando a integração social.

A prática já existe em Les Avanchets há anos desde a Primeira Guerra Mundial. Após o fim dos conflitos, no século 20, o governo da Suíça, entre outros países da Europa, deu aos trabalhadores alguns loteamentos de terra para que tivessem a oportunidade de reconstruir suas vidas e assim teve início a cultura da agricultura urbana no país.

A Suíça já soma mais de 50 mil hectares de hortas urbanas em seu território e tem o conceito de jardinagem comunitária cada vez mais forte entre seus moradores. O bairro da Avenida Crozet, em Genebra, é uma parte dos 50 mil hectares de hortas urbanas cultivadas no país. Na Rússia, mais de 72% das famílias que moram em áreas urbanas plantam parte de seus alimentos em seu próprio jardim. Somente em Berlim, na Alemanha, a estimativa é de que haja 80 mil “fazendeiros” urbanos.

As hortas urbanas começaram a ganhar força na Europa durante o século 19 com os esforços do físico Moritz Schreber. O alemão propagava a ideia de que as cidades deveriam ter mais áreas verdes para o lazer das famílias. Aos poucos, as pessoas começaram a utilizar o quintal de suas casas para cultivar seus próprios alimentos.

Além de gerar benefícios aos moradores, as hortas urbanas ajudam no cuidado com o meio ambiente. A Smart City Laguna, primeira cidade inteligente social do mundo, em construção no Ceará, busca unir sustentabilidade e tecnologia para proporcionar melhor qualidade de vida. Em seu planejamento, a Cidade Inteligente busca implantar hortas urbanas pela cidade que deverão ser cuidados por cada morador.