Conheça a bicicleta eficiente que não possui corrente - Smart City Laguna
Related content
13/07/2018 Conheça a bicicleta eficiente que não possui corrente

CeramicSpeed_Driven_06-630x420

A empresa dinamarquesa CeramicSpeed trabalhou com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Colorado, nos EUA, para desenvolver seu sistema de transmissão de bicicleta Drivenet, que funciona com um eixo de transmissão de fibra de carbono em vez de uma corrente.

De acordo com Jason Smith, Diretor de Tecnologia da CeramicSpeed, que lidera o Driven Project, “Os avanços na tecnologia de drivetrain evoluíram desde a década de 1920. O Driven é verdadeiramente revolucionário, devido à sua exclusiva transferência de potência do elemento rolante e eficiência inigualável. O conceito Driven tem a capacidade de mudar a forma como a indústria de ciclismo vê o design e a eficiência do sistema de transmissão das bicicletas”.

A CeramicSpeed afirma que é a transmissão mais eficiente do mundo, com 49% menos atrito do que os melhores sistemas e 99% de eficiência. Ele diz que existem 21 rolamentos CeramicSpeed usados para reduzir o atrito no sistema Driven.

CeramicSpeed_Driven_001-630x410

Elas estão dispostas em torno da borda do eixo de transmissão em suas duas extremidades e se encaixam com os dentes na coroa e da catraca, que estão orientados transversalmente, em vez de estarem alinhados com o conjunto de correntes.

A CeramicSpeed diz que há oito pontos de atrito de deslizamento em um trem de força convencional, onde os elos da corrente se movem em relação um ao outro. O sistema Driven ignora tudo isso. A Eurobike 2018, prêmio reservado para as melhores inovações do setor de veículos de duas rodas, escolheu o Driven como um dos produtos mais inovadores do ano.