Conheça a maior biblioteca do mundo inaugurada na China - Smart City Laguna
Related content
11/01/2019 Conheça a maior biblioteca do mundo inaugurada na China

“Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de biblioteca”, disse o escritor Jorge Luis Borges certa vez. Para os amantes da literatura essa é uma verdade inegável. E é incrível descobrir que esse lugar que Borges sonhou é praticamente uma realidade hoje na China.

Com uma arquitetura de tirar o fôlego, a maior biblioteca do mundo conhecida como “O olho de Binhai”, localizada no distrito cultural de mesmo nome, em Tianjin, na China, é um verdadeiro paraíso. Inaugurada em 2017, a biblioteca tem cinco andares, em uma área que cobre 34 mil metros quadrados e pode armazenar até 1,2 milhão de livros!

Projetada pela empresa de design holandesa MVRDV, a biblioteca serve de modelo para o mundo, já que os livros físicos seguem sendo a preferência e a paixão da maioria dos leitores. Com ares de filme futurista dos anos setenta, o lugar é realmente impressionante. Assim como impressiona o tempo que levou para que fosse construída: apenas três anos!

Dá para acreditar que um templo dos livros assim foi feito tão rápido e tenha ficado tão perfeito? Com estantes que parecem infinitas e lembram ondas, a biblioteca já está sendo chamada de “mar do conhecimento” e, é claro, “a biblioteca mais bonita do mundo”.

Seguindo o desenho de um olho, onde o auditório seria a pupila, o edifício ecoa suas formas circulares criando estruturas fluídas que percorrem toda a sua extensão. Além de estantes para livros, sua estrutura serve também como banco e corredor, de modo que os visitantes podem circular por tudo e parar onde bem quiser para ler um pouquinho.

Uma poderosa estrutura é distribuída nos cinco andares do edifício. No térreo fica o auditório e as áreas de leitura. No primeiro e no segundo andar, ficam as salas de estudo e de convivência. Já no terceiro e quarto piso ficam as salas de reuniões, além de computadores e salas de áudio. Por fim, no subsolo, se encontram as áreas técnicas, como salas com mais livros e outros arquivos ainda não disponíveis para o público.

Um empreendimento como esse mostra a força que os livros mantêm mundo afora. Em que outro lugar senão em uma biblioteca, se poderia passar horas agradáveis assim, curtindo um bom livro com todo o conforto e a praticidade e rodeado de mais pessoas que amam uma boa leitura como nós?

Fonte: Adoro Papel