Conheça a ciclovia luminescente da Polônia - Smart City Laguna
Related content
6/12/2018 Conheça a ciclovia luminescente da Polônia

 

O artista holandês Daan Roosegaarde há muito tempo é fascinado pela interseção entre a arte e a tecnologia, particularmente o uso da luz para transformar o comum em extraordinário. Talvez o exemplo que chama mais atenção dessa predileção seja sua homenagem de 2014 ao compatriota Vincent Van Gogh, na qual milhares de LEDs movidos a energia solar foram incorporados à calçada ao longo de um trecho de 800 metros de uma ciclovia, perto da cidade natal de Nuenen, como uma homenagem à obra-prima de Van Gogh em 1889, intitulada The Starry Night (Noite Estrelada).

As luzes azuis e verdes brilham por oito horas após o sol se pôr, criando uma homenagem radiante ao filho favorito da Holanda. Agora o estúdio de Roosegaarde planeja mais trilhas como essa em outros locais.

Inspirados pela criação de Roosegaarde, planejadores urbanos e engenheiros na Polônia estrearam seu próprio caminho brilhante no final do ano passado, em parte para melhorar a segurança de ciclistas e pedestres durante à noite.

A pista de 100 metros de extensão, em Lidzbark Warminski, compreende partículas brilhantes conhecidas como luminóforos, criadas pela empresa europeia de materiais TPA. Alimentada pelo sol, as partículas emitem luz por até 10 horas, proporcionando um caminho claro e proporcionando um tratamento visual.