Concurso Internacional 3C Smart Cities Challenge - Smart City Laguna
Related content
6/04/2016 Concurso Internacional 3C Smart Cities Challenge

Os projetos Startup ganharam um concurso para desenvolver soluções altamente tecnológicas para o futuro da segurança, engenharia e paisagismo da cidade. A empresa de pesquisa MarketsandMarkets estima que o setor das “cidades inteligentes” vai atingir receita de US $ 1,1 trilhão em 2019.

O que faz uma cidade “inteligente”? Uma série de tecnologias que fornecem uma melhor gestão de recursos em um ambiente urbano. O primeiro nível desta indústria inclui empresas de defesa que ajudam serviços de segurança a lidar com ataques terroristas, protestos, incêndios e outros desastres.

Nos últimos anos, a tendência de cidades inteligentes se expandiu para incluir também empresas de vigilância que mensuram os recursos de utilização de luzes em ruas públicas. Quando não há veículos ou pessoas trafegando em uma determinada rua, essas empresas podem diminuir a quantidade de luzes que estão ativas, oferecendo assim economias significativas. Outras empresas de monitoramento controlam o uso de água em parques públicos, coleta de lixo e outros serviços municipais.

Na maioria dos casos, a tecnologia inteligente é equipada para cidades existentes, mas a SG DESENVOLVIMENTO decidiu recentemente adotar uma abordagem diferente e construir uma cidade inteligente a partir do zero em Croatá, próximo ao Pecém – CE. A cidade abrigará 20.000 pessoas de baixa renda, o que significa que os planejadores não podem apenas escolher as melhores soluções de tecnologias sem considerar os custos.

laguna-residencial-cidade-inteligente-ceará
Laguna Residencial – Cidade Inteligente

Doze empresas Israelenses de tecnologias participaram do 3C Smart Cities Challenge, concurso organizado pela SG DESENVOLVIMENTO e Planet Idea, o centro de Tel Aviv University para o empreendedorismo StarTau, e o centro de inovação de Israelense do mundialmente conglomerado de segurança, Tyco, e ainda, a Universidade de Torino.

Três empreendimentos venceram o concurso, sendo o primeiro colocado convidado a realizar um projeto piloto na Smart City de Croatá, Pecém.

O vencedor foi a Magos, que está participando de um programa pela Tyco Innovation. Tyco está ajudando o Startup a distribuir a produção ao redor do mundo. Magos oferece soluções em segurança civil, desenvolvimento de proteção de perímetro com radares que as cidades podem usar para defender suas fronteiras, compostos e instalações estratégicas, substituindo assim a necessidade de patrulhas tripuladas ou CCTV em pequenos espaços.

primeiro-lugar-the-3c-smart-cities-challenge

A tecnologia dispõe pela primeira vez de soluções de segurança em alta-resolução e compactas, com baixo consumo de energia e instalação simples a preços acessíveis para vários clientes do mercado.

GreenIQ como segundo colocado desenvolve soluções para gestão inteligente de espaços verdes, oferecendo até 50% de economia do consumo de água.

segundo-lugar

O terceiro lugar ficou com a Pixtier, que desenvolve um sistema de engenharia para construir e planejar cidades inteligentes.

As empresas ganharam concessões entre € 3000-7000 euros, além de passagens para o Brasil.

Tyco Inovação VP Ofir Bar Levav disse: “Israel tem se posicionado nos últimos anos como um hub para as tecnologias de cidade inteligente, por isso é natural que iria participar neste projeto único que tem impacto significativo para provar a viabilidade da tecnologia e sua visão. Como parte do programa de comercialização da Tyco, que ajuda empresas a alcançar a distribuição global, estamos expostos a dezenas de startups inovadoras que trabalham na esfera “ambiente inteligente” para os edifícios, lojas, complexos comerciais e industriais, e, claro, as cidades que serão vitais à futura gestão de empresas e comunidades em todo o mundo “.

Conheça o Laguna Residencial, a 1ª Social Smart City do Brasil.

 

Fonte: The Jerusalem Post