Cidade do México ganha destaque em gestão ambiental - Smart City Laguna
Related content
28/11/2018 Cidade do México ganha destaque em gestão ambiental

A capital do México, Cidade do México, é exemplo de sustentabilidade. As principais causas para criações de medidas que visam a melhoria de vários aspectos da capital mexicana estavam diretamente relacionadas à saúde da população e a qualidade do ar. Para amenizar os impactos ambientais, o governo municipal lançou o “Plano Verde” que pretende, até 2021, atuar com 26 estratégias em 113 estruturas da cidade, dentre elas a revitalização de espaços públicos, tratamento de água, mobilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos, mudanças climáticas, eficiência energética e conservação do solo.

Um dos objetivos principais do “Plano Verde” é reduzir as emissões de CO2 em cerca de 4,5 milhões de toneladas por ano. Grande parte tem origem no sistema de transporte público, que contribui com 1,8 milhão de toneladas anualmente.

A iniciativa das ciclovias e inclusão das bicicletas como meio de transporte da metrópole rendeu o Prêmio de Transporte Sustentável 2013, pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, em inglês) dos Estados Unidos, órgão que analisa os projetos de transporte das cidades ao redor do mundo. Na edição do ano passado, o mesmo prêmio foi compartilhado pelas cidades de Medelim, na Colômbia, e São Francisco, nos Estados Unidos.

Trabalhar a gestão ambiental é um sistema de administração empresarial que dá ênfase na sustentabilidade. Desta forma, a gestão ambiental visa o uso de práticas e métodos administrativos que visa reduzir ao máximo o impacto ambiental das atividades econômicas nos recursos da natureza.

O planejamento urbano pode ser definido como um processo de escolha de um conjunto de ações consideradas mais significativas frente a uma problemática urbana, na tentativa de se estabelecer áreas urbanas mais organizadas e com melhor qualidade de vida. O planejamento urbano surgiu como uma resposta aos problemas enfrentados pelas cidades, definindo uma nova forma de enxergar a cidade e os seus problemas.

A problemática ambiental é algo que deve ser amplamente debatido, seja no âmbito político/administrativo ou acadêmico. Vários estudos revelam a inter-relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, seja por meio de projetos de arborização, destinação correta dos resíduos sólidos até as formas de se ocupar um espaço para moradia.