Brasileiro constrói casa de dois andares assistindo tutoriais no Youtube - Smart City Laguna
Related content
21/12/2018 Brasileiro constrói casa de dois andares assistindo tutoriais no Youtube

Parece coisa de outro mundo, mas o paranaense Evandro Klimpel Balmant, de 33 anos, construiu praticamente sozinho uma casa de 200 metros quadrados. A casa está localizada no município de Almirante Tamandaré (PR). O paranaense trabalha como analista de sistemas e essa foi sua primeira experiência com a construção civil. Evandro utilizou instruções de tutoriais no Youtube para desenvolver a casa.

Além dos tutoriais, Evandro recebeu a ajuda do pai e de um mestre de obras, que ficaram responsáveis pela estrutura de concreto e do telhado. Em entrevistas aos jornais locais, Evandro contou que a economia que teve com a mão de obra foi em torno de R$ 150 mil. Dessa forma, ele conseguiu construir a casa de seus sonhos gastando 50% menos que o orçamento inicial.

Sustentabilidade

Uma das preocupações de Evandro e sua esposa foi com o meio ambiente. O casal utilizou na obra tijolos ecológicos, feitos a partir de lixo reciclado. Apesar de apresentarem um preço mais elevado no mercado, se comparado ao tijolo de argila comum, os ecológicos são muito mais fáceis de montar porque se encaixam como peças de Lego.

Outra vantagem é que os tijolos ecológicos garantem melhor isolamento acústico e térmico dos ambientes internos, o que facilitou a obra por poupar o trabalho de rebocar a parede com cimento.

Como fazer

A ideia de construir a própria casa surgiu há algum tempo, quando o casal sonhava em construir uma casa de madeira, para fugirem da agitação urbana nos finais de semana. De acordo com o casal, a casa de madeira demandava um orçamento mais alto e pouca durabilidade, foi então que os dois decidiram investir um pouco mais em uma casa sustentável e feita por eles mesmos.

O primeiro orçamento da mão de obra para a fundação da nova casa girava em torno de R$ 12 mil, por isso os dois optaram por estudar e assistir vídeos no Youtube para realizar a construção da casa. Para ajudar, Evandro recebeu vários conselhos e dicas de familiares engenheiros e arquitetos.

Depois de fazer a fundação da casa, Evandro viu que era possível concluir a casa com o mesmo ritmo de construção. A parte de porcelanato e azulejos foi feito por fora. O casal já vive na casa que o paranaense aprendeu a fazer pelos tutoriais no Youtube há quase um ano. O piso superior ainda precisa de retoques finais mas a casa já está pronta.