Ar condicionado bonito e funcional tem consumo zero de energia - Smart City Laguna
Related content
19/01/2018 Ar condicionado bonito e funcional tem consumo zero de energia

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-4-1020x610-696x416

Ant Studio, com sede em Nova Deli (Índia), criou um aparelho de ar condicionado de consumo zero de eletricidade para combater verões brutalmente quentes na capital indiana. Construído para a fábrica de equipamentos DEKI Electronics, esta solução de baixa tecnologia, eficiente em energia e artística para o calor sufocante aproveita o poder do resfriamento por meio da evaporação. A instalação inovadora em favo de mel é feita com tubos de argila cônica que naturalmente reduzem a temperatura ambiente.

Construído como parte de um projeto de embelezamento maior para a DEKI Electronics, a inovadora instalação de resfriamento é altamente funcional e adiciona um toque artístico. A forma e o tamanho dos cones densamente compactados da estrutura de colmeia foram determinados usando análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração.

Quando a água escorre pela estrutura – basta molhar os cones apenas uma ou duas vezes por dia – o processo de evaporação diminui gradualmente a temperatura do ar. As unidades porosas absorvem a água que então se infiltra na superfície externa onde ela evapora e se transforma em ar frio. O fluxo de água esvazia-se em um recipiente e dá à instalação um lindo efeito de cachoeira.

“Eu acredito que esta experiência funcionou bastante. As descobertas desta tentativa abriram muito mais possibilidades, onde podemos integrar esta técnica com formas que poderiam redefinir a maneira como olhamos para os sistemas de resfriamento, um componente necessário, porém ignorado, da funcionalidade de um edifício. Toda instalação pode ser tratada como uma peça de arte “, disse Monish Siripurapu, fundador da Ant Studio. “O perfil circular pode ser transformado em uma interpretação artística, enquanto as águas que caem proporcionam um ambiente reconfortante.”

O protótipo é capaz de arrefecer o ar quente acima de 50 graus Celsius a temperaturas inferiores a 36 graus Celsius em torno da estrutura, enquanto a temperatura atmosférica cai para 42 graus Celsius. Os arquitetos veem a instalação em forma de favo de mel como uma solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural, bem como uma instalação artística que incorpora métodos artesanais antigos.

Fonte: Engenharia É.